• Endowments

    Fórum Internacional de Endowments para Legados

Trabalhando ao lado de diversas instituições da sociedade civil, a Levisky Legado tem acompanhado de perto o desafio de sustentabilidade financeira que ronda o setor.

São vários os exemplos de entidades que, em um ano, conseguem mobilizar recursos volumosos e, no ano seguinte, precisam iniciar o ciclo de captação praticamente do zero, dificultando a possibilidade de haver planejamento de médio-longo prazo e ameaçando a perenidade destas organizações.

Nesse contexto, a Levisky idealizou em 2016 o Fórum Internacional de Endowments para Legados, com o intuito de reverberar boas práticas de sustentabilidade financeira, a começar pelos Endowments (Fundos Patrimoniais).

A iniciativa conta com a correalização do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), apoio estratégico da PLKC Advogados, patrocínio do BNDES e apoio da Caixa.

De lá pra cá, o Fórum já ajudou a colocar os Endowments na pauta das principais instituições brasileiras, do poder público e dos investidores, influenciando debates e iniciativas como a Medida Provisória assinada em 2018 que culminou na Lei dos Fundos Patrimoniais, sancionada em janeiro de 2019. Uma grande conquista para todos!

Conheça a trajetória do Fórum Internacional de Endowments, nesse vídeo que resume os destaques da última edição do evento:

I EDIÇÃO

A primeira edição do Fórum cumpriu o papel de ampliar o conhecimento sobre os Endowments no Brasil. Realizou debates e uma pesquisa com os principais atores envolvidos, que foram consolidados em guias para três públicos:

  • instituições que desejam estruturar seus Fundos Patrimoniais;
  • instituições com Endowments que buscam boas práticas de governança dos Fundos;
  • poder público, contendo aspectos de regulação e tributação para a criação de um ambiente favorável aos Endowments.

II EDIÇÃO

Em 2018, o Fórum estreou sua segunda edição com um evento em Brasília para debater junto aos parlamentares ajustes nos projetos de lei em curso para a regulação favorável aos Endowments.

E no mês de novembro realizou, no Rio de Janeiro, uma segunda rodada com o objetivo de debater a Medida Provisória dos Fundos Patrimoniais, discutir o impacto dos Endowments no mercado de capitais e trazer cases de sucesso capazes de ilustrar aspectos práticos sobre a estruturação dos Fundos.

III EDIÇÃO

A terceira edição do evento, planejada para 2019, contará com rodadas em Lisboa, em 20 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian e em São Paulo, em novembro, com foco em atrair investimento estrangeiro e nacional para os Endowments brasileiros.

Acesse
os guias

CONCEITOS E BENEFÍCIOS DOS
ENDOWMENTS

ORIENTAÇÕES AO PODER
PÚBLICO

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA A
IMPLEMENTAÇÃO DE ENDOWMENTS

O QUE SÃO ENDOWMENTS

Os Endowments – ou Fundos Patrimoniais – são estruturas financeiras destinadas a reunir doações de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, e que funcionam como uma fonte de recursos previsíveis e perenes, uma vez que geram rendimentos financeiros a partir das verbas direcionadas para o fundo.

Diferentemente de um fundo de investimento ou um fundo de reserva, a maioria dos Endowments surge sob a obrigação de preservar perpetuamente o valor doado, sendo que as entidades podem fazer uso dos rendimentos do fundo para manutenção ou expansão de suas atividades, conforme regras acordadas. Assim, oferecem proteção contra a utilização ineficiente ou desorganizada de recursos.

A experiência mostra que, para além da sustentabilidade financeira, a adoção de Endowments colabora para o amadurecimento das instituições, uma vez que demanda a estruturação de uma governança sólida, com visão de longo prazo. Isso cria um ambiente mais seguro também para os investidores, estimulando a entrada de novas fontes de receita.